sábado, 18 de outubro de 2008

Chocada mas não indignada

Um assunto polêmico mas vou falar.
Hoje não falarei de dança, nem de nenhum assunto relacionado a ela, vou falar sobre outras coisas, sem cair no sensacionalismo ou defesa política, porque no fundo estou chocada.
O tema é sobre o sequestro de Eloá e Mayara em Sto André, que toda hora é falado na tv, não sei ainda como consigo me chocar com essas coisas. Será que foi erro da polícia? Será que é má administração do Serra, já que agora tem guerra entre as polícias? Será que foi erro da Eloá que o provocava ou o cara era um louco?
Nesssa história é complicado acusar, achar um culpado, punir... ao meu ver tem N fatores nisso tudo. Pra quem acompanhou viu o momento da entrada dos militares – Por que soltaram a bomba? Outra... O sequestrador apareceu diversas vezes sozinho, por que ninguém atirou no braço, para ele soltar a arma? Emfim, há diversas indagações que faço, e concluo também que o atual governador não tem porte nem voz de comando, para decidir e mandar em alguma coisa. Torço pra não se eleger como presidente!
São novos pedágios no Rodoanel (vai me prejudicar muito), brigas e guerras nas ruas entre as policias no meio da população, hospitais largados, agora isso... mas é outro assunto.

O que eu vejo é que muitas pessoas perderam as referências, parece que tudo é possível. Depois de um menino arrastado até a morte, uma família inteira incendiada no carro, filha espancada e atirada pelo apartamento, agora uma adolescente linda, cheia de vida está em coma irreversível! Não nos esquecemos das coisas mais cotidianas, como: passar no farol vermelho, atropelar e fugir, dirigir bêbado, empurrar as pessoas numa condução lotada, pisar no pé de alguém e nem pedir desculpas... a TV transforma essas situações chocantes em situações violentas cotidianas, e das simples falta de senso e educação como o jeito moderno individual de viver.

Creio que meu direito começa quando começa o do outro, cada um tem seu espaço, seu corpo, seu espírito que deve ser respeitado, eu não possuo o direito de ultrapassar meu limites, invadir os limites do outro para satisfação pessoal – só porque acredito ser esse, o meu direito!

Direito vem com os deveres!

E com minhas palavras deixarei aqui o resumo da obra de Josef Pieper, grande filósofo comtemporâneo: Se você choca ainda com alguma coisa, você não faz parte da grande massa. Tudo o que choca, faz você pensar, comparar, analisar, e isso faz parte de um progresso.

Ainda me choco com essas barbaridades!

3 comentários:

GiGi disse...

É compreensível. Bastante. Se fosse filha minha, estaria em interminável angústia e desespero. Entretanto, procuro ignorar, uma vez que não posso fazer nada para amenizar o sofrimento daquela família ou mesmo evitar futuros sofrimentos, como este, a outras pessoas. Posso parecer fria, mas realmente não me importo. Porque sei que isso só tende a piorar (e acontece todos os dias!) e não posso fazer nada.

Por incrível que pareça, o menos culpado é o garoto. Pois ele, como todos os ditos "bandidos" (principalmente os mais jovens), são frutos de uma sociedade doente e decadente, em que os responsáveis por sua ordem e segurança são totalmente despreparados e brigam entre si (acompanhou a luta entre as polícias civil e militar?). Poucos têm acesso a uma educação completa e de qualidade, ao conhecimento, à real consciência de que cada um constrói a própria realidade e assim tem todo o poder de mudá-la.

Uma população constituída de milhões de pessoas teria todo o poder para mudar a situção atual, este sofrimento em que vivemos. E por que não mudam? Somente os governantes teriam esta responsabilidade? O que significa a palavra DEMOCRACIA??

Fique tranqüila, querida. O melhor que temos a fazer é continuar nossa vida e sorrir o mais que puder, realizando nosso trabalho e cuidando das pessoas que dele fizerem parte.

Beijos!!

Ket/ Blair Boo disse...

^^
vou te linkar tbm então.
Bjão!

Simone * Zahira disse...

É Gio... culpar o governo pelas nossas dificuldades não dá! É mto fácil falar q não temos um educação boa por não ter uma boa escola.

O que falta mesmo, é uma base, para ensinar ética, respeito, valores humanos... e isso acontece quando se existe uma FAMíLIA!