sábado, 25 de outubro de 2008

Relação: corpo x mulher


Mulheres - meu desenho

"Não há nada mais bonito,mais formoso e sensual; Que um corpo de mulher, em seu estado natural."

"Corpo de mulher,brancas colinas,coxas brancas,
assemelhas-te ao mundo no teu jeito de entrega.
O meu corpo de lavrador selvagem escava em ti
faz saltar o filho do mais fundo da terra.
Fui só como um túnel.
De mim fugiam os pássaros,
e em mim a noite forçava a sua invasão poderosa.
Para sobreviver forjei-te como uma arma,
como uma flecha no meu arco,
como uma pedra na minha funda.
Mas desce a hora da vingança, e eu amo-te.
Corpo de pele, de musgo, de leite ávido e firme
de mulher minha, persistirei na tua graça.
Minha sede, minha ânsia sem limite,
meu caminho indeciso!
Escuros regos onde a sede eterna continua,
e a fadiga continua,
e a dor infinita".
Pablo Neruda

Agora começarei uma discussão, nada breve, sobre as relações que existem do Corpo. Adoro pesquisar sobre o assunto, desde que eu vi na pós, me interesso muito e até penso em fazer o mestrado nessa área.

Mas vamos lá, iniciei com um poema de Neruda e uma frase, ambos de homens, e são textos que falam de suas opiniões sobre o corpo feminino. O que acham? São outros olhos que nos vêem assim, é claro que isso muda de pessoa pra pessoa. Mas pro universo masculino, todo corpo de mulher é assim: sensual, lindo, sex, gostoso, desejo e por ai vai.

Esse corpo é vazio? Esse corpo é só forma? Esse corpo também é formado por algo a mais? Não preciso estender, tem aquela velha conversa: _Linda mas burra - Linda, mas não faz meu tipo - Toda gostosa é ligada a propaganda de cerveja - engraçado, mas tudo isso acontece porque o corpo não é só formado pela sua massa corpórea, sua matéria.

Antes da fala, da escrita, da palavra, existia o corpo, o movimento, a comunicação feita de diversas formas. O corpo tem uma imagem, ele fala, ele carrega experiências, ele possui uma identidade, porém hoje, na sociedade, ele é deixado de lado e poucas pessoas possuem essa consciência. Deixarei uma pergunta: É possível realizar uma história do corpo?

Quando dou aula, vejo quantas mulheres e meninas com vergonha dos seus corpos? Imaginando mil coisas só porque são gordinhas, são magras demais, não tem seios, nem coxas... nunca se tocaram, mal se olham no espelho, se gostam mas no fundo tem um complexo ali e aqui. Todas tem algo em comum: procuram a dança do ventre buscando encontrar a feminilidade que perderam no dia a dia, a saúde, o auto-estima, o auto-conhecimento e por ai vai - Todas querem conhecer a história do seu corpo, ou recomeça-la da onde pararam.

E ai? Já pensaram na história dos seus corpos?


De Francesca Woodman

2 comentários:

GiGi disse...

A discussão sobre o corpo, principalmente o corpo feminino, é adornada em mistérios e abrange diversas áreas (saúde, antropologia, sociologia, enfim)e diversos pontos de vista, desde os mais objetivos até os mais poéticos.

Entretanto, dificilmente encontramos discussões com respeito a como as mulheres vêem seu corpo atualmente. De fato, isto é bastante perceptível durante as aulas de dança, principalmente pela grande exposição tanto física quanto psíquica (e até emocional) que a dança proporciona, especialmente quando bem trabalhada. E sim, nos deparamos com a timidez, com a vergonha, com a resistência em se expôr e se expressar. E isso gera uma prisão tão grande... Uma prisão que traz uma espécie de discórida, uma luta dentro de si mesma e isso gera transtornos. E gera muito sofrimento. Não aceitação.

Hoje mesmo relembrei um texto sobre um movimento formado por mulheres católicas sobre o direito de decidir perante seu corpo (direito ao aborto, a não-gravidez, exposição, etc.), o que envolve inclusive questões ligadas ao feminismo (acho importante numa próxima discussão abordar o feminismo), um movimento que até agora eu não sei se veio para ajudar ou atrapalhar, rsrs.

Bem, apesar de eu ter me exaltado um pouco, rsrs, agradeço pela oportunidade em participar de uma discussão tão bacana. E tão imprescindível.

Grande beijo!

Dana el Fareda disse...

Adorei seu texto, pablo nerruda é magnifico. posso dizer que o corpo é muito mais mais que fisico mas ai entramos para um outro texto a ser divulgado rsr.beijinhussssss